Nesta quarta-feira (26/03), a Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Assistência, Igualdade e Desenvolvimento Social, realizou um mutirão no CRAS Zumbi para o cadastramento e solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A ação, que marcou o início do processo, teve como público-alvo as mães que integram associações no município.
A CIPTEA é um documento essencial para garantir a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, além de facilitar a identificação e o acesso a direitos assegurados por lei às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O cadastramento realizado nesta data teve como objetivo proporcionar mais autonomia e dignidade às famílias, garantindo o respeito e a adequação nos atendimentos às necessidades dessa população.
A Prefeitura de Horizonte reforça que, em breve, divulgará uma nova data para que a população em geral também possa realizar a solicitação da carteirinha. Com essa medida, o município reafirma seu compromisso com a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com autismo, promovendo um atendimento mais humanizado e acessível.
Ações como esta são fundamentais para garantir um futuro mais igualitário e inclusivo para todos, reforçando a importância de uma sociedade que respeite e atenda às diversidades de forma plena.