A festividade faz parte da programação alusiva as comemorações dos 37 anos do município de Horizonte
No último domingo (03/03), ocorreu a tradicional Cavalgada Ecológica do Município. A concentração dos vaqueiros e vaqueiras aconteceu na Praça do Zumbi. O evento percorreu algumas das principais vias de Horizonte e encerrou-se no Mercado Público de Horizonte, onde ainda teve muita música ao vivo com a banda Chapéu de Couro e sorteio de brindes aos participantes.
A gestão municipal acredita que, pela história construída ao longo desses anos, o que não faltam são motivos para celebrar. Por isso, sempre pensando em entregar o melhor para os horizontinos, preparou uma programação arrojada e animada. As festas, repletas de entregas de grandes obras pela cidade, encerram-se com a tradicional festa de aniversário, a qual terá como atrações: Claudia Leitte, Wesley Safadão, Zé Cantor e Mara Pavanelly.
Cavalgada Ecológica ressalta cultura da vaquejada
A Cavalgada contou com organização das Secretarias de Infraestrutura, Urbanismo, Agropecuária e Recursos Hídricos; e de Cultura e Turismo. "A Cavalgada Ecológica tem a função de evidenciar a cultura da vaquejada. Só tenho que agradecer a todos que atenderam a esse chamado, as tropas que compareceram. É um momento importante e que ressalta a nossa cultura", destacou Itaciana Andrade, secretária de Cultura e Turismo, durante o evento.
"Quero destacar o crescimento da Cavalgada, a cada ano só aumenta o número de pessoas inscritas. Hoje foram mais de 400. Também quero agradecer a todos que participaram, tanto aos cavalheiros como às amazonas. Esse é mais um momento em comemoração aos 37 anos de Horizonte, ainda teremos grandes inaugurações até dia 9", disse Ricardo Dantas, secretário de Infraestrutura, Urbanismo, Agropecuária e Recursos Hídricos.
Lívia Vaqueira foi uma das participantes da Cavalgada, a jovem pertence a equipe "Barraca" e defendeu a realização da festividade: "É a terceira vez que estou aqui. Esse momento representa muito para nós que gostamos de correr atrás de gado. Uma ação importante da Prefeitura, é um orgulho representar minha tropa e a cidade de Horizonte", disse.
Renan integra o grupo "3 amigos" e falou da sua relação com a vaquejada e as cavalgadas: "Meu amor por cavalo surgiu da minha proximidade com meu pai e meu avô. Desde menino corro atrás de gado. A Cavalgada é importante para nós, é uma defesa da nossa cultura", comentou o vaqueiro.
Eliquisandra é a criadora da equipe Vaqueiro sem destino, a tropa participou da Cavalgada Ecológica deste ano. A mulher destacou que quando os vaqueiros se unem para cavalgar, além de defender a cultura da vaquejada, o momento é visto como uma reconexão com a natureza e com sua fé. "Nosso grupo, por exemplo, foi criado há 3 anos com o objetivo de fazer uma romaria a cavalo todo dia 1º de novembro", explicou.
Ao fim da Cavalgada Ecológica, houve sorteio de vários prêmios para os vaqueiros e vaqueiras que participaram da celebração. Mikael, um dos ganhadores, falou sobre o evento e a premiação: "Uma Cavalgada muito boa, que não pode deixar de ter todos os anos. Muito linda. Graças a Deus, deu certo ganhei um cavalo. E agradecer aqui a Prefeitura pela belíssima organização desta festa", disse.