Mais de 280 pessoas receberam nesta quinta-feira, 23, certificados de conclusão de cursos em diversas modalidades de capacitação profissional oferecidos pelo Espaço do Trabalhador, equipamento da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Horizonte, em parceria com o Senac. Junto às certificações entregues em dezembro, soma-se 500 pessoas beneficiadas em 2019.
Dentre os mais de 20 cursos oferecidos ao longo do último ano, foram concluídos nesta etapa os de Modelista, Administrativo, Recursos Humanos, Bijuteria, Informática, Design de sobrancelhas, Manicure e Pedicure, Serviço de otimização em ambiente e limpeza e Portaria.
UM FUTURO MELHOR HÁ DE VIR
Em clima de comemoração, alunos e ex-alunos do Espaço do Trabalhador compartilharam histórias de superação, de conquistas e a esperança de futuro melhor no mercado de trabalho.
São histórias como a de Paula Adriana, 34, que há um ano se desafiou a aprender novas habilidades. Mal sabia "dar ponto" quando iniciou o curso de Modelista no Espaço do Trabalhador. Logo se encantou com as possibilidades criativas desta área.
"Foi uma sensação maravilhosa e uma tremenda felicidade saber que minhas mãos podem dar vida à bonitas peças de roupa", diz ela, usando uma blusa que fez durante o curso de Modelista, em 2019, para receber certificado do segundo curso concluído, desta vez de Costura.
Para Emanuel Torres, 22, a experiência no curso de Pães e Pizzas veio para engrandecer seu currículo. "Fiz o curso de Pães e Pizzas e foi muito bom. Como estou desempregado, acho que me qualificar e aprender novas habilidades pode me ajudar a conseguir um emprego", aposta.
Quem também procurou o Espaço do Trabalhador para se qualificar foi a aluna Ivana Ferreira da Silva, que espera concluir o curso de Costura em abril. "Eu quis aperfeiçoar o que eu já sabia em costura para conquistar uma vaga nas fábricas de roupas que atuam aqui. Depois, quando consolidada, quero montar uma pequena facção própria", aspira.
INCLUSÃO PRODUTIVA
"Faz parte da política implementada pelo Prefeito Chico César ensinar o trabalhador a pescar, como diz o ditado popular, e o Espaço do Trabalhador é este centro de inclusão, capacitação e orientação que coloca o trabalhador horizontino no caminho do emprego e do trabalho honesto", resume a secretária de Assistência Social e Trabalho Shirley Braga.
Desde sua implementação em 2018, estima-se que aproximadas 2.000 pessoas foram beneficiadas pelo Espaço do Trabalhador com a oferta de cursos, capacitações, palestras educativas, ações de empreendedorismo e formulação de currículos, em parceria com o Senac e Sebrae.