O sonho de aprender a ler e escrever se transformou em realidade para 49 homens e mulheres de baixa renda de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, durante formatura do Programa Ford Alfabetiza, realizado na última sexta-feira, 6, auditório do Estádio Horácio Domingos de Sousa, o Domingão.
Promovido pela Ford Brasil em parceria com a ONG Alfasol e a Prefeitura de Horizonte, o programa oferece educação formal a adultos e idosos de baixa renda, através da didática contextualizada e pedagogia.
Desde seu início em 2019, já alfabetizou 1.048 alunos. Este ano, aconteceu nas comunidades de Mangueiral, Novo Mundo e Jenipapeiro de Horizonte.
"Tinha dificuldade para ler a Bíblia. Hoje consigo fazer isso sem dificuldades", conta Maria de Fátima, 68, que não conseguiu estudar durante a juventude porque trabalhava em lavoura para ajudar os pais e irmãos menores. Este ano, ela tomou a decisão de aprender a ler e escrever. "Para mim, a aula é uma terapia. Renovou minha vida", revela a estudante.
Realizado em Horizonte com apoio da Secretaria Municipal de Educação, o Programa Ford Alfabetiza é uma ação da Ford Motor Company Fund, que tem por missão fortalecer comunidades e ajudar a tornar a vida das pessoas melhor.