A Prefeitura Municipal de Horizonte recebeu ontem, 24, os prefeitos e representantes dos municípios de Pacajus, Chorozinho, Ocara, Itaitinga e Guaiúba para Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B.
Na ocasião, o Prefeito Chico César e a equipe da Superintendência de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agricultura, recepcionaram os Chefes do Executivo dos municípios consorciados e suas equipes para debater possibilidades e maneiras de agilizar as atividades previstas no contrato de programa, como a construção das Centrais Municipais de Resíduos Sólidos.
O Consórcio de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B se volta ao debate, realização e compartilhamento de políticas públicas para manutenção e destinação dos resíduos sólidos. Atualmente, está em fase de elaboração do projeto de Centrais Municipais de Resíduos Sólidos, política pública para diminuir o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário.
Segundo a superintendente de Meio Ambiente de Horizonte, Marina Rocha, com a implantação da proposta do Consórcio, CMRS e ecopontos, os municípios deverão ter uma logística funcional para que o material reciclável volte à cadeia produtiva. "A proposta é que só vá para o aterro aquilo é que definitivamente rejeito e que não pode ser reaproveitado", explicou.