A Campanha de Doação de Sangue em Horizonte realizada no último dia 20 de setembro foi um sucesso! Assim avalia a responsável pela articulação no Município, Janaína Mota. Nesta edição, a campanha recebeu 195 candidatos, com 127 bolsas de sangue coletadas.
Nas campanhas realizadas no mês de março, junho e setembro, um total de 652 pessoas se voluntariaram, sendo que destas 461 estiveram aptas a realizar a doação de sangue. Está previsto para 6 de dezembro a última ação da campanha em Horizonte, em 2019.
O saldo positivo é reflexo da solidariedade da população horizontina para a causa. A cada três meses o Município participa de campanhas do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para doação de sangue.
Para além da ação de solidariedade, o doador também recebe, em casa, resultado de exame de sorologia de vírus (HIV, HTLV 1 e 2, Hepatite B e C, Sífilis, Malária e doença de Chagas).
Após a separação dos componentes do sangue e a realização de testes laboratoriais, esses hemocomponentes são enviados aos hospitais para serem usados em pacientes que estão com sangramento, em tratamento quimioterápico, para cirurgias, transplantes e em outros casos.
Poderá ser doador o público que apresentar as seguintes condições:
sentir-se bem com a saúde;
ter entre 16 e 69 anos;
ter peso acima de 50 kg;
apresentar documento oficial com foto;
se menor de 18 anos, apresentar TERMO DE CONSENTIMENTO disponível no site do Hemoce para download: http://www.hemoce.ce.gov.br/index.php/termo-de-consentimento-menor-18anos.
É seguro doar sangue?
A doação não traz dano ao doador. A coleta é feita por profissionais especializados e todo o material utilizado é estéril, descartável e de uso individual. Além disso, o doador passa por uma avaliação clínica antes de doar, onde são avaliadas suas condições físicas e comportamentais.
Quanto tempo dura a doação de sangue?
O procedimento todo, desde a realização do cadastro até a coleta do sangue, leva cerca de 50 minutos. A coleta de sangue em si dura em torno de 7 a 10 minutos. É importante lembrar que o doador deve permanecer em repouso (10 a 15 minutos) após a doação para que o organismo possa restabelecer seus níveis normais e evitar sensação de tontura e mal estar.