O município de Horizonte registrou redução de 74,07% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) no acumulado de janeiro a agosto deste ano, se comparado com o mesmo período de 2018, segundo relatório da Secretaria de Segurança, Cidadania, Trânsito e Transporte, órgão da Prefeitura Municipal de Horizonte.
A metodologia CVLIs é utilizada pelos órgãos de Segurança do Estado do Ceará para contabilizar os homicídios dolosos/feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios.
De acordo com o relatório, Horizonte está no 8º mês consecutivo de diminuição no registro de CVLIs. Até agosto, foram contabilizados 40 homicídios a menos em 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 54 para 14 casos.
Outros dados a se comemorar é a redução de 75% nos homicídios contra adolescentes e nenhum registro de homicídios contra mulheres/feminicídios nesse mesmo intervalo de tempo.
"Os números revelam o intenso trabalho realizado pelos órgãos de segurança do Município de Horizonte e do Estado do Ceará no combate à criminalidade e garantia de segurança aos cidadãos", afirma o Prefeito Municipal Chico César. "Quando chegamos à Prefeitura havia 26 membros na Guarda Municipal, hoje são 56 guardas. Mais que dobramos o efetivo. No Demutran, eram 16. Agora são 28 agentes. Contamos também com a parceria da população nesta empreitada rumo a uma cidade mais segura", ressalta.
Para o secretário de Segurança, Cidadania, Trânsito e Transporte, Cap. Daniel Xavier, a redução no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais é "fruto da parceria entre os agentes de segurança municipais e estaduais, assim como resultado dos investimentos na área da segurança pública", afirma.
Comparativo dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) registrados de janeiro a agosto: