Usuários do CRAS Quilombola, no Município de Horizonte, participaram nesta terça-feira, 10, de uma oficina de confecção de bonecas Abayomi e oficina de turbante oferecida pela Prefeitura Municipal de Horizonte, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em parceria com o Espaço do Trabalhador e o Sebrae.
Coordenado pela oficineira Glória Bonequeira, o grupo recebeu orientações sobre o uso dos tecidos de fibra de algodão e sobre as origens dessas pequenas bonecas batizadas de Abayomi, feitas de tranças ou nós, muito relacionadas a amuletos de proteção na cultura africana.
Receberam também oficina com técnicas de montagem e estética com turbantes. Na oportunidade, as usuárias do CRAS tiveram contato com os tecidos para aprender a fabricar os próprios turbantes, instrumentos historicamente utilizados pelas mulheres negras como símbolo de beleza e empoderamento.
Na mesma tarde, crianças participaram de um momento de contação de histórias com o livro "Meu Crespo é de Rainha" junto às orientadoras sociais.