O Programa Ford Alfabetiza inicia nesta semana mais uma turma em Horizonte, no Ceará, onde está instalada a fábrica da Troller, do grupo Ford. O programa conta com o apoio do Ford Fund, braço filantrópico da companhia, e também da Secretaria Municipal de Educação de Horizonte. Desde 2009, quando o projeto foi iniciado com o nome de Alfabetização Solidária, 1.048 pessoas já foram alfabetizadas por meio de uma parceria com a AlfaSol, organização da sociedade civil sem fins lucrativos e de utilidade pública.
O objetivo do programa é oferecer um curso de alfabetização inicial a adultos e jovens a partir de 15 anos, com pouca ou nenhuma escolarização. São 320 horas de duração ao longo de oito meses e os alunos recebem materiais didático e de apoio, além de merenda diariamente.
São pessoas como Claudemir Gomes de Melo, 44 anos, que vai iniciar o curso cheio de esperança para ter uma vida melhor. Ele começou a trabalhar ainda criança, aos 8 anos, para ajudar os pais. O tempo foi passando e ele não conseguiu estudar. Mais recentemente, atuava como auxiliar de produção em uma tecelagem, mas ficou deficiente após um acidente e precisou parar de trabalhar. "Tenho muita vontade de aprender a ler e escrever. Hoje só sei assinar o meu nome. Quero fazer uma mudança positiva na minha vida", diz.
A metodologia compreende o educando jovem e adulto como sujeito de sua história, e propõe uma didática com referenciais ampliados para além do aprender a ler e escrever, com foco no seu desenvolvimento integral, tanto pessoal como social.
Outro ponto importante é a priorização da formação e atuação de alfabetizadores locais, promovendo a inclusão e a ampliação do nível de escolarização global das comunidades atendidas. Até agora, 68 educadores foram formados em Horizonte. Eles passam por formação continuada e reuniões periódicas com a coordenação local para auxiliar na elaboração do planejamento e ações pedagógicas.
Para a organização do trabalho em sala de aula, a instituição promove atividades para conhecer melhor os alunos: perfil socioeconômico, nível de conhecimento de letras e números e suas necessidades de vida.
Alfasol
A AlfaSol tem como missão disseminar e fortalecer o desenvolvimento social por meio de práticas educativas sustentáveis. Há 18 anos desenvolve ações com o objetivo de contribuir para a redução dos altos índices de analfabetismo, elevação de escolaridade e ampliação da oferta de Educação Profissional e de Jovens e Adultos.
Ao longo de sua atuação, a organização atendeu cerca de 5,6 milhões de alunos e conta com uma ampla rede de parcerias, na qual cada integrante oferece sua especialidade com o objetivo comum de contribuir com o desenvolvimento social do Brasil. No total, a organização realizou atendimento em mais de 2.300 municípios brasileiros, capacitando 261 mil alfabetizadores, contando com o apoio de 209 empresas e instituições governamentais e 371 Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras.
Sobre o Ford Motor Company Fund
Como braço filantrópico da Ford Motor Company, a missão do Ford Fund é fortalecer comunidades e ajudar a tornar a vida das pessoas melhor. Trabalhando com concessionárias e parceiros sem fins lucrativos em 63 países, o Ford Fund proporciona acesso a oportunidades e recursos que ajudam as pessoas a alcançar seu potencial completo. Desde 1949, o Ford Fund investiu mais de 2 bilhões de dólares em programas que apoiam a educação, promovem a direção segura, valorizam a vida comunitária e encorajam o voluntariado de empregados. Para mais informações, visite www.fordfund.org ou junte-se a nós em @FordFund no Facebook e Twitter.