Nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Assistência Social e Trabalho lançou oficialmente o Projeto Capulana Quilombola Moda e Recombinação Cultural, que tem como objetivo fortalecer a valorização da cultura étnica da comunidade quilombola de Alto Alegre e adjacências, prioritariamente das famílias inscritas no cadastro único, através de cursos de qualificação profissional voltados para a moda afro-brasileira, envolvendo os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços dos produtos do processo de trabalho para favorecer a geração de renda e a inclusão produtiva da comunidade.
O marco do evento foi a peça teatral "Negro Cazuza: História e Resistência", produzida, dirigida e encenada pela equipe do CRAS Quilombola, contando com a atuação de pessoas da comunidade. Na plateia, além do público do projeto, prestigiaram o evento lideranças comunitárias, pessoas da comunidade e adjacências e autoridades municipais.
O projeto vem desenvolvendo várias ações desde o mês de outubro, tais como rodas de conversa sobre as culturas africanas, afro-brasileira e da comunidade, bem como, saberes e práticas de comunidades quilombolas, oficinas de bonecas africanas e abayomi, cine clube, entre outras. Todas as atividades são realizadas com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura étnica e contribuir no enfrentamento do que é considerado um dos principais desafios que se apresenta para a população dessa comunidade: a autoestima. A proposta é realizada pelo o Núcleo de Promoção das Políticas de Igualdade Racial de Horizonte (NUPPIRH) e CRAS Quilombola.
Confira as fotos abaixo.