Nesta sexta-feira (10) pela manhã, cerca de 50 representantes dos Grêmios Estudantis, entre os presidentes e vice-presidentes das 20 escolas municipais participaram de uma audiência pública na Câmara Municipal de Horizonte sobre Projeto de Lei de Iniciativa Popular Juvenil. O encontro é uma parceria do Projeto Estação Juventude com o Legislativo Municipal e visa orientar os estudantes sobre como elaborar propostas para atender as demandas dos jovens do município, além de estimular a presença da juventude nas decisões políticas da cidade.
A audiência faz parte das ações organizadas mensalmente para os representantes estudantis. Este é o 4º encontro de que eles participam desde a criação dos Grêmios. "Desejamos colocar em prática a cidadania e o protagonismo juvenil que os jovens aprendem na teoria. Eles sairão daqui inspirados para sugerir ações que atenderão aos anseios dos estudantes e toda juventude de Horizonte. Acredito que essa visita à Câmara ficará marcada na memória de todos", comenta a coordenadora da Juventude, Daniele Moreira.
Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Chelo Rocha, esclareceu aos estudantes quais as funções do legislativo e executivo municipal, e enfatizou a importância do encontro no processo de politização dos jovens. "Estou muito feliz com esse momento único na história da Câmara Municipal. Estamos sempre abertos para ouvir sugestões e críticas de toda a população. A participação dos jovens aqui será sempre muito bem-vinda", garante.
Rayssa de Paula, 13 anos, presidente do Grêmio Estudantil da escola municipal Manuel Felipe, conta que já vem debatendo com os outros estudantes as propostas que a sua escola encaminhará para que possam torna-se um Projeto de Lei de Iniciativa Popular. "Também estamos pensando em reunir um grupo para virmos uma quinta-feira e outra não na Câmara Municipal [sessões ordinárias acontecem todas as quintas-feiras] para participarmos e termos mais ideias para sugerir", contou.