O Projeto Horizonte Olímpico leva o nome do município a todo o Brasil através de competições dos estudantes entre 9 e 17 anos. Esse é o oitavo evento em que os participantes do Projeto competem em 2017 dando oportunidade de realizarem intercâmbios socioculturais e educacionais.
As atletas e alunas da escola Dione Pessoa, Janine Aquino e Amanda Hellen, de 14 e 15 anos, respectivamente, representarão o Ceará na segunda etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), realizada entre os dias 16 e 25 de novembro em Brasília. Janine competirá na categoria Heptatlo, enquanto Amanda disputará as provas de Arremesso de Peso.
"Essa é uma oportunidade para as crianças e jovens viajarem e conhecerem outros atletas. Já podemos ver os bons resultados do Projeto Horizonte Olímpico. Devemos tratar o esporte como um método de inclusão socioeducacional, de fortalecimento da formação humana e de ensino de valores éticos e morais, baseados na igualdade e no respeito. Creio que estamos no caminho certo," comenta o secretário de Esporte de Horizonte, Eduardo Diógenes.
O Projeto Horizonte Olímpico oferece aulas gratuitas de atletismo, futsal e vôlei para cerca de 200 estudantes de escolas públicas e privadas. As atividades são realizadas desde o início do ano por professores de educação física em cinco equipamentos municipais: no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), nos Estádios Domingão e Clenilsão, e nas escolas José Aldemir de Sousa e Euclidia Pereira. A ação é uma iniciativa da Secretária de Esporte em parceria com a Secretaria de Educação do município.