O Projeto Primeiro Passo Jovem Aprendiz capacitará 95 jovens de Horizonte com uma formação técnica-profissional. Eles participarão do curso e terão uma experiência de trabalho como aprendiz. A cerimônia de lançamento do projeto de 2017 e entrega dos certificados do Curso de Logística de 2016 aconteceu na última segunda-feira (18), no auditório do Centro Cultural, e contou com a presença da coordenadora estadual do Projeto, Zita Teles, além de autoridades municipais.
"Os jovens saem do Projeto com qualificação profissional e emprego na empresa parceira. Em Horizonte, o Primeiro Passo Jovem Aprendiz ampliou o número de vagas em 2017, e vamos aumentar ainda mais. Através do curso e do primeiro emprego, damos oportunidade para os jovens entrarem no mercado de trabalho e crescerem profissionalmente.", afirmou a Secretária de Assistência Social e Trabalho, Shirley Braga.
Para Zita Teles, o aprendizado que os jovens adquirem no Projeto são importantes para toda a vida. "Os jovens não são contratados porque não têm experiência, mas como eles vão ter experiência se não têm oportunidade? Pensando nisso, o município, junto com o Estado, capacita a força de trabalho. Várias jovens que concluíram a turma de 2016 passaram de aprendiz a funcionários da Vulcabrás. Esses 95 que iniciarão também deverão ser efetivados", afirma.
Para participar do Projeto Jovem Aprendiz é preciso ter entre 18 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio, ser inscrito no Cadastro Único e/ou ser beneficiário do Bolsa Família. O Primeiro Passo Jovem Aprendiz em Horizonte é uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS). O Projeto é executado com apoio do Instituto de Educação Portal (IEP) e Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Idesc).