Uma banda singular e que chama atenção por onde passa. A Banda Pisada Especial, composta por seis integrantes com deficiência intelectual e visual, é exemplo de inclusão e orgulho do município de Horizonte. O grupo toca forró e apresenta-se em eventos e cerimônias, públicas e privadas, já tendo feito shows em municípios distantes, como Piquet Carneiro, Cedro e Icó.
A Banda foi criada em 2012, a partir da ideia da diretora do Centro de Atendimento Clínico e Educacional Maria Nazaré Domingos (Cace), Edna Lopes, de reunir jovens atendidos pela Instituição e que participavam de oficinas de músicas do Centro Cultural Tasso Jereissati. Em pouco tempo, os estudantes adquiram instrumentos e passaram a ensaiar. A primeira apresentação aconteceu no mesmo ano, durante o "Arraiá do Cace". O Grupo toca principalmente forró pé de serra, mas apresenta também músicas populares do mesmo gênero.
"A gente percebeu as habilidades musicais dos estudantes e tivemos a ousadia de forma a Banda. O objetivo é a inclusão dos integrantes e levar alegria às pessoas, mas estamos dando um olhar mais profissional. Somos convidados por empresas e ganhamos cachês. Com o dinheiro, fazemos a aquisição e manutenção dos instrumentos. Em breve, pretendemos gravar um CD", comemora Edna Lopes.
A Banda é composto por: Felipe José, deficiente visual, vocalista e sanfoneiro; Luiz Deusilane, deficiente visual e intelectual, tocando no pandeiro; Wesley Monteiro, deficiente intelectual, no Afoxé; Antônio Carlos, deficiente visual, no teclado; Rosilane Moreira , deficiente intelectual e visual, na zabumba e Antonio Rafael , também deficiente visual, baterista.