Horizonte sediou a Oficina do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para nove municípios da Região Metropolitana. O evento aconteceu ontem (15), durante todo o dia, e contou com a presença do prefeito Chico César, autoridades municipais, representantes de entidades e empresas do setor, além de catadores de material reciclável. A Oficina foi ministrada pela coordenadora de mobilização social da Gaia Engenharia Ambiental, Rossana Barros.
Essa é a segunda oficina para cidades da "Região Metropolitana B", área que congrega Horizonte, Chorozinho, Guaiuba, Maracanaú, Maranguape, Itaitinga, Ocara, Pacajus e Pacatuba. A primeira aconteceu em Maracanaú. Os municípios cearenses são divididos por 11 regiões que passarão pelas oficinas, audiências e seminário com a entrega do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A Gaia Engenharia Ambiental e a I&T Gestão de resíduos, são as responsáveis, respectivamente, pela elaboração do Projeto e pela coleta seletiva.
Rossana Barros explica que, cada região realizará duas oficinas para apresentação do Plano, duas audiências para expor e validar o conteúdo e um seminário com a presença de todos os municípios para entrega do Documento. O seminário, segundo Rossana, será realizado até novembro deste ano. Assim, as cidades participantes deverão implementar o programa ainda este semestre.
"A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuária de Horizonte está aqui com seus técnicos e a empresa que faz a coleta de lixo de Horizonte para que possamos colocar o plano em prática da melhor forma. Esperamos que os representantes de cada município colaborem ao máximo para que possamos dar uma resposta positiva ao Estado e a população", afirmou o prefeito Chico César durante o evento.
O Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é o instrumento que norteará o Estado e os municípios nas atividades que transformarão a gestão de resíduos sólidos. Nele, serão apontados caminhos e orientações para que as Prefeituras, entidades, empresas, catadores e população possam se adequar.