Ao longo desta semana, Horizonte está sediando a Capacitação Regional de Supervisores do programa federal Criança Feliz para 17 municípios da Região Metropolitana. O Programa atenderá 500 famílias no Município, promovendo o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 3 anos, seus familiares e gestantes em situação de vulnerabilidade social. O evento vai até sexta-feira, dia 28. A abertura da capacitação aconteceu nesta segunda (24), com a presença do prefeito Chico César, da primeira-dama, Vania Dutra, e da secretária de Assistência Social e Trabalho Shirley Braga. A capacitação segue até sexta (28), na Casa dos Conselhos.
Durante a capacitação, representantes do Governo Estadual, chamados de multiplicadores, transmitirão a metodologia do Programa aos supervisores dos municípios, que terão a tarefa de repassar o conhecimento aos visitadores que atuarão junto à população. "Esse é um momento muito importante para o Programa. Estamos empenhados para que os supervisores entendam o programa na integra e os Municípios possam implantar o Programa da melhor forma. O Criança Feliz trabalha o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças. Crianças que se sentem amadas não têm por que, mais a frente, buscarem fugas, como às drogas", explica a multiplicadora, Eirles Lemos.
"É com muita alegria que recebemos os representantes dos municípios em Horizonte para fazermos parte de mais esse programa. Estamos cumprindo um compromisso de campanha, que é cuidar das pessoas. Iremos cuidar das crianças e trabalhar a prevenção. Tudo que é feito com amor sai bonito", comenta o prefeito de Horizonte, Chico César.
A secretária de Assistência Social e Trabalho, Shirley Braga, também ressaltou a alegria em estar recebendo o Programa no Município. "Vamos acolher os representantes com o coração. Faltava um programa como esse para crianças de 0 a 3 anos. Mães, como eu, vão ter a oportunidade de trabalhar o processo cognitivo, de afetividade, com seus filhos", disse.
Estão presentes representantes de Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu e Trairi, além de Horizonte. A capacitação é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (STDS), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Horizonte.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento do Social, o Programa promoverá o desenvolvimento infantil com base na afetividade de crianças de 0 a 3 anos, orientando as famílias da melhor forma de estimular filhos.