Além de funcionar de segunda a sexta-feira no centro da cidade, a Cozinha Comunitária passou a ser itinerante também. O objetivo é levar uma alimentação nutritiva para entidades e para pessoas em situação de vulnerabilidade social de localidades mais distantes do município.
A ação de descentralização da Cozinha Comunitária, com distribuição gratuita de alimentos, ocorre de segunda a sexta-feira e faz parte do Programa de Segurança Alimentar da Secretaria de Assistência Social e Trabalho.
No último dia 12, a comunidade da Vila Dona Maria, no Dourado; da Rua da Palha, em Carnaubal; e moradores do Residencial José Lino da Silveira, no Planalto Horizonte, receberam cerca de 400 litros de leite.
"Na descentralização da Cozinha Comunitária, observamos a questão da qualidade alimentar. Levamos o complemento do leite, por exemplo, a pessoas que, muitas vezes, não tem alimentação adequada", explica a secretária de Assistência Social e Trabalho, Shirley Braga.
De acordo com a secretária, os locais de distribuição de alimentos são escolhidos através de mapeamento feito pela Secretaria de Saúde e pelos Cras. "Eles têm mapeado famílias vulneráveis, que terão acesso a esse alimento. Temos também parceria com a Promotoria de Justiça e com o Conselho Tutelar para conhecermos casos em que famílias precisem de um melhor apoio alimentar. Estamos também conversando com Poder Legislativo, que conhece a comunidade tão bem como a gente", comenta Shirley Braga.
A doação de leite de cabra ocorre em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuária.