No dia 3 de março, como parte dos festejos alusivos ao aniversário de 30 anos de Horizonte, duas mulheres e quatro homens receberam a Comenda 6 de Março, a maior honraria do nosso município, por suas atuações nas áreas de desenvolvimento econômico, cidadania, esporte, rural, saúde pública e educação.
O sanfoneiro João Bandeira foi um dos homenageados. Natural de Pacatuba, escolheu Horizonte pra viver há 18 anos. "Sou Horizontino. Esta é um cidade boa, com gente boa, um povo maravilho. Não pretendo sair daqui. Eu e minha família, que está toda aqui me prestigiando, ficamos muito satisfeitos com a homenagem".
Outra homenageada pelo trabalho na área da saúde, a parteira Maria do Rosário, aos 83 anos e mesmo se locomovendo com cadeira de rodas por conta de um acidente doméstico, fez questão de estar presente. "Apesar do nervosismo e ter me machucado há uma semana, fiz questão de vir, pois é um momento muito especial para mim." conta, emocionada.
Após a entrega das medalhas e placa aos agraciados, o prefeito Chico César ressaltou a importância do trabalho de cada um dos homenageados para a cidade. "Estamos fazendo essa homenagem a pessoas de alto valor cívico. Essa homenagem é para pessoas que realmente contribuíram para o desenvolvimento do Horizonte".
Ao final da fala do prefeito, João Bandeira alegrou e encantou os presentes tocando e cantando "Assum Preto", de Luiz Gonzaga. Após a cerimônia, foi realizado coquetel para os convidados.
Compuseram a mesa o prefeito do Município, Chico Cesar, a primeira-dama e secretária de Cultura, Vania Dutra, a vice-prefeita, Kátia Maia, o vice-presidente da Câmara Municipal, Chelo Rocha, o deputado estadual Carlos Matos e o ex-prefeito de Horizonte, Nezinho.
Conheça os agraciados:
Francisco da Mata Ribeiro Neto Desenvolvimento Econômico
Mais conhecido como Chiquinho da Gula, Francisco é dono da Gula Mania, lanchonete localizada no centro da cidade. O pequeno negócio começou em 2006 com três funcionários e hoje emprega 27 pessoas. Em 2016 foi eleito um dos empreendedores do ano pelo Banco do Nordeste.
João Bandeira da Silva Cidadania
Natural de Pacatuba, em 1992 João Bandeira escolheu Horizonte para viver. Sanfoneiro, cantor e compositor, representa a voz do povo nordestino e leva o nome do município a todos os locais onde se apresenta. Aprendeu a tocar sanfona com o pai, aos 12 anos. Seu grupo, João Bandeira e Forró do Mestre faz sucesso em todo Brasil.
José Nilton da Silva Esporte
Zé Nilton, como é conhecido, viu no esporte um caminho para promover a inclusão social e afastar as crianças das drogas. É o coordenador do projeto Garoto Bom de Bola, que existe há mais de vinte anos e oferta gratuitamente aulas de futebol de campo e de futsal para crianças e adolescentes. Entre os ex-alunos estão diversos jogadores profissionais.
Manoel Felício de Oliveira Rural
Conhecido como sr. Eduardo da Canavieira, nasceu e criou-se no meio rural. Agricultor na época da seca, trabalhava cavando cacimbas. Também ajudou a abrir diversas estradas para facilitar o acesso à região. Aposentado, sr. Eduardo sempre está presente nos eventos relacionados à agricultura.
Maria Rosália Alves da Silva Saúde Pública
Foi pelas mãos da parteira Maria Rosália que muitos horizontinos vieram ao mundo. Maria Rosália começou a atuar como parteira em 1968, auxiliando aonde fosse solicitada. Concursada, foi uma das primeiras parteiras do Hospital Maternidade Venâncio Raimundo de Sousa.
Tereza Martins da Silva Educação
Filha de um feitor do Dnocs e de uma dona de casa, antes de concluir o ensino médio já ensinava crianças de cinco a doze anos. Após a conclusão, fez um curso de magistério. Em 1983, Horizonte ainda era distrito de Pacajus e não tinha escolas, por isso Tereza passou dez anos dando aulas em uma casa. Em 2003, aos 46 anos, iniciou a faculdade de pedagogia, formando-se dois anos depois. No próximo semestre ela deve concluir a Pós-graduação em Gestão Escolar.