NOTÍCIAS

01-MAI-2025

Horizonte servindo de inspiração para outras cidades

01/05/2025 #administração

whatsapp-image-2016-11-23-at-10-36-28

O professor e ex-secretário de Educação da cidade de Jundiaí (SP), Osvaldo José Fernandes e sua equipe técnica, estão em Horizonte para conhecer o projeto de Cidade Educadora do município. Também está presente Daniel Raviolo, sociólogo. Entre os pontos que estão sendo visitados estão a Academia da Saúde, o CEU, o CEI Cleonice Pires, o Cace, a Cozinha Comunitária, o Centro de Parto Normal, o Ambulatório de Aleitamento Materno, o Estação Juventude, o Nuppir e a praça da Gameleira.

Horizonte é uma Cidade Educadora reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). No Brasil, existem apenas  20 cidades reconhecidas pela Aice. No Nordeste, somente Horizonte e Vitória, na Bahia, são reconhecidas.

O que é uma cidade educadora?

Na situação atual de transformação profunda no mundo, é preciso que os habitantes das cidades articulem ações e propostas que permitam melhor fazer frente aos novos desafios, dando a todas as pessoas oportunidades de desenvolvimento e crescimento individual e coletivo.

A cidade educadora é um sistema complexo em evolução constante, que dá prioridade absoluta ao investimento cultural e á formação permanente de sua população. O conceito surgiu no inicio da década de 1990, na Espanha, quando alguns profissionais da educação começaram a perceber que a escola, sozinha, não tinha condições de transmitir todos os conhecimentos e informações do mundo contemporâneo aos seus alunos.

A cidade educadora converte todos seus espaços em locais educativos. Imagine uma escola sem tetos, sem paredes. Nesses espaços todos os lugares são sala de aulas: ruas, praças, parques, etc.

Trata-se de uma proposta intersetorial, que transcende a sala de aula, e soma a atuação de todas as partes (saúde, educação, cultura, meio ambiente, comunidade, empresas, etc).

Destacamos alguns princípios: trabalhar a escola como um espaço comunitário; trabalhar a cidade como um grande espaço educador; aprender na cidade, com a cidade e com as pessoas; valorizar o aprendizado vivencial; priorizar a formação de valores.

Em 2016 Horizonte tornou-se membro da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) passando a fazer parte de um grupo seleto de cidades que trabalham juntas para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes através do incentivo as práticas educativas nos diversos espaços e territórios do município. A cidade educadora só se constrói com o compromisso cidadão de todos!

 

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito

Prefeitura Municipal de Horizonte - CE