No último dia 11, os usuários do Centro de Atendimento Clínico Educacional (Cace) Maria de Nazaré Domingos se divertiram a vale na Festa das Cores. O espaço se transformou em uma verdadeira boate e a música ficou por conta do DJ Max Luz.
Para Edna Lopes, coordenadora do espaço, "momentos como esse são importantes para trabalhar o convívio social. Além disso, a dança ajuda na coordenação motora. Eles aprendem e se divertem ao mesmo tempo", enfatiza a coordenadora.
O Cace oferece o que há de melhor em tratamento clínico, terapêutico e educacional para alunos de Horizonte com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem. O espaço tem capacidade para realizar cerca de 700 atendimentos por semana, sempre no contraturno escolar, beneficiando crianças e adolescentes inclusos na rede pública de ensino.
No Cace, tudo é adaptado às necessidades dos alunos, com móveis apropriados, brinquedos educativos, jogos estimulantes, laboratório de informática, pátio de convivência e piso tátil para deficientes visuais.
Conta com uma equipe multidisciplinar e com equipamentos importantes, como a Sala de Atividade da Vida Diária (AVD), que reproduz o ambiente interno de uma casa, onde os alunos aprendem a desenvolver tarefas cotidianas o que facilita a sua integração, complementando o processo educacional. O espaço também garante suporte para as famílias, e os serviços oferecidos são considerados referência no Ceará.
Para frequentar o Cace, basta ser matriculado na rede pública municipal de Horizonte, residir no município e ter deficiência e/ou dificuldade de aprendizagem. O agendamento é feito diariamente, de acordo com a demanda.